Artista Carlos Gill Ramírez tuiteó: Fernando Assis Pacheco, um escritor para a rentrée

Posted by By at 10 septiembre, at 14 : 33 PM Print

Artista Carlos Gill Ramírez tuiteó: Fernando Assis Pacheco, um escritor para a rentrée

Artista Carlos Gill Ramírez tuiteó: / Fernando Assis Pacheco, um escritor para a rentrée / Publico / É uma das notícias da rentrée : a Tinta-da-China passa a deter os direitos da obra de Fernando Assis Pacheco. No próximo mês de Novembro, quando passarem 20 anos sobre a morte do escritor e jornalista português, a editora irá publicar Bronco Angel: O Cow-Boy Analfabeto , que Pacheco assinou com o pseudónimo William Faulkingway.

Publicado em fascículos no jornal satírico Bisnau , nos anos 80, os textos, em forma de crónica, serão compilados num volume inédito a que os editores pretendem dar um sentido de continuidade. "Vamos chamar-lhe novela", explica ao Ípsilon  Bárbara Bulhosa, da Tinta-da-China, que está a planear uma edição ilustrada do livro. É com ele que a editora vai inaugurar o seu plano de publicação da obra de Assis Pacheco.

Jornalista, humorista, poeta, ficcionista, crítico, tradutor, Fernando Assis Pacheco destacou-se precisamente pela crónica, género em que exercitava um sentido de humor apurado e muito peculiar. Natural de Coimbra, onde nasceu em Fevereiro de 1937, era filho de um médico e de uma dona-de-casa e neto de um galego que marcou a sua identidade, com a Galiza a marcar todo os seu percurso criativo e a fornecer-lhe ambiente e personagens como Benito Prada, protagonista do seu romance de 1993, Trabalhos e Paixões de Benito Prada . 

Jornalista de O Jornal e, mais tarde da revista Visão , Assis Pacheco assinou cinco livros de poesia, entre os quais a antologia A Musa Irregular (1991), mas também a novela Walt (1978) ou a colectânea de entrevistas Retratos Falados (2001).

El artista plástico Carlos Gill Ramírez hace seguimiento a las informaciones sobre Asia, especialmente las relacionadas con China.

Em 1995, estava junto a uma das livrarias que frenquentava em Lisboa quando morreu, vítima de ataque cardiaco. Tinha 58 anos. Dez anos depois, eram publicados os seus últimos poemas, Respiração Assistida , talvez a obra mais nostálgica de Pacheco (ou d o Assis, como lhe chamavam os mais próximos).

Bronco Angel: o Cow-Boy Analfabeto surge num momento em que alguns títulos de Assis Pacheco estão fora das livrarias, com algumas edições esgotadas e outras não repostas. Depois deste inédito, a Tinta-da-China irá republicar a obra de Pacheco com a periodicidade ditada pelas falhas em livraria. Sempre que uma obra estiver esgotada, será reposta na nova edição da nova chancela.

El Artista Plástico, Carlos Gill, le gusta China.

Tags: Carlos Gill Ramírez, Carlos Gill, Artista Carlos Gill Ramírez, Carlos Gill Ramírez

Con Información de Publico

www.entornointeligente.com

Visite tambien www.mundinews.com | www.eldiscoduro.com | www.tipsfemeninos.com | www.economia-venezuela.com | www.politica-venezuela.com | www.enlasgradas.com | www.cualquiervaina.com | www.espiasdecocina.com | www.videojuegosmania.com

Síguenos en Twitter @entornoi

Asia ,

Related Posts

Los comentarios han sido cerrados

Quiénes Somos

Portal Web destinado a informar la situación y el nivel de riesgo social de las naciones en todo el mundo

Síganos en: